sábado, 10 de setembro de 2011

Página 2 do Estadão: "ter fé em deus é bom para a Pátria"

O Estado de S. Paulo publicou hoje em sua página de artigos de opinião, o espaço mais nobre no jornal, um artigo do cardeal-arcebispo de S. Paulo, Odilo Scherer, intitulado "Ter fé em deus é bom para a Pátria?". Eis alguns trechos:

Além de cumprirem os seus deveres cívicos, como os demais cidadãos, as pessoas de fé têm uma contribuição própria a dar para o bem da Pátria. A fé em Deus, bem entendida e manifestada publicamente, com suas convicções traduzidas em antropologia, moral e cultura, pode representar uma contribuição fundamental para o bem comum. Da fé em Deus decorre uma valiosa compreensão da pessoa e sua existência, do mundo e do convívio social, da economia e de todas as atividades humanas. Decorre também um alto conceito de dignidade da pessoa e de seus direitos inalienáveis, bem como um embasamento sólido para práticas de respeito, justiça e honestidade, tão necessárias ao convívio humano e às relações sociais.
[...]Na antropologia cristã, além disso, está presente aquilo que a globalização vai trazendo sempre mais à luz: nossa pertença a uma única família humana, à qual estamos ligados de maneira solidária. Cremos num único Deus e Pai de toda a humanidade; ele quer o bem de todos os filhos e que vivam como irmãos e em paz. Um povo não pode ser indiferente aos outros, nem deixar de se interessar pela sorte sempre mais compartilhada por todos os membros da comunidade humana. Limites territoriais, tradições culturais, diferenças raciais, heranças históricas e interesses econômicos, em vez de contrapostos, deveriam ser cada vez mais conjugados e harmonizados. 
Quando se dá espaço para Deus, também o homem ganha importância; sua dignidade, seus direitos, a liberdade e o sentido de sua vida neste mundo não são diminuídos, mas iluminados e potencializados. A fé em Deus oferece bases sólidas para valores e virtudes que devem nortear o vida humana nas esferas privada e pública. 
Ter fé em Deus e manifestá-la abertamente, indo às suas consequências éticas e culturais, é bom e faz bem à Pátria.


Mande suas cartas hoje a forum@grupoestado.com.br com identificação, endereço e telefone. Sugerimos cópia para falecom.estado@grupoestado.com.br e portal@grupoestado.com.br pedindo direito de resposta à Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos.

10 comentários:

  1. O Daniel, sempre atento, sempre lendo os jornais, sempre conectado no que acontece e no que falam por aí! :)

    Bem, para a situação do país, não vejo regressos, na verdade, até progresso. Pela primeira vez alguém não disse na imprensa que não crer em Deus é o mesmo que ser assassino. Pelo menos, pra mim, dizer que crer em Deus é bom não implica necessariamente achar que não crer em Deus é ruim. Isso seria uma falácia lógica. Podemos supor apenas uma superioridade do teísta, mas não necessariamente uma degeneração do ateu. "Mais bom" não é a mesma coisa que "mais ruim".

    Mas acho que a humanidade já avançou muito pra continuar acreditando em Saci e Sereia, não? O que o Odilo disse - e ele geralmente não é pessoa que vomita besteira à toa, como, por exemplo, o D. Bergonzini de Guarulhos - tem um fundo de verdade: crer em algo, ter valores, confiar no sucesso inevitável, cultivar o pensamento positivo etc. faz muito bem pra saúde, e isso tem provas científicas. A questão é que a religião, infelizmente, não é só isso, tem os lados repressivos, também; e é precisamente esses benefícios da religião, de conforto, de enobrecimento, de incentivo, que o movimento ateu e secularista tem que desenvolver em bases racionais e honestas. Sim, não é o caso de trocar o remédio pelo anestésico, mas justamente o de criar bases culturais para o florescimento do pensamento sadio e independente, sobretudo por meio da educação.

    "Mas né, filosofia é para os fracos, gasta tempo e dinheiro, é muito complicado, tem que ler muita coisa, conhecer um monte de autor, é fácil ir na igreja, que é ali do lado e esperar milagre cair do céu." Que Voltaire não esteja certo em condenar o "populacho", impermeável ao conhecimento, eternamente à miséria da religião.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tem outra coisa que eu lembrei agora. Sejamos realistas: num país em que mais ou menos 97 ou 98% da população acredita em Deus, cê acha que um jornal ia ter coragem de publicar matéria falando que a religião e o teísmo são besteira, sem pensar nos "comuns" que iam simplesmente cancelar a assinatura e falir o periódico? E lembremos que é o Estadão, um dos mais reaças do Brasil, não é uma Folha, que, apesar dos pesares, já publicou editorial a favor do casamento gay...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Erick. Eles não estão ofendendo ateus nem pessoas de outras religiões, então deixem eles serem felizes e falarem o que eles quiserem a respeito de Deus ou da crença deles. Guarde a sua energia para quando ela for realmente necessária.

    ResponderExcluir
  4. Guga, também concordo com você (aliás, gostei muito do seu blogue!). Só acho importante, porém, que mesmo que seja besteira o pedido de resposta, já que não há ofensa, que os ateus também respondam por outros meios, já que, infelizmente, muita gente pode de fato se convencer do contrário, ou seja, que o ateísmo é ruim, mesmo. Devemos, sim, conscientizar sobre os meandros da linguagem, apenas sem forçar a barra e usando nossa própria mídia. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Já estou cansada de líderes religiosos pregando essa balela de que os valores e virtudes vêm apenas "de Deus" (sendo vedados, portanto a quem não crê no deus cristão). Mais ainda da repercussão que isso tem nos seguidores desses líderes, que acreditam piamente e irrefletidamente nisso, sendo que muitas vezes esses seguidores são pessoas de nossa convivência - de quem ou temos que suportar o julgamento de que somos "perversos" ou "coitados" se não escondermos a nossa descrença. E mais cansada ainda de ver que quem poderia se unir para fazer alguma diferença justamente por ser o alvo de toda essa situação tratar o assunto como se não fosse relevante ou necessário se opôr a isso.

    Enviei minha mensagem a todos os endereços eletrônicos citados, pois mesmo não sendo estritamente ateia (não creio em deus, mas acredito na sobrevivência da consciência após a morte física devido a experiências pessoais), simpatizo com a causa.

    ResponderExcluir
  6. seelengeil:

    Eu não disse que não é necessário se opor a isso. Pelo contrário, oposição é essencial.

    A matéria não disse explicitamente que quem não acredita em Deus não é uma boa pessoa, não há nenhuma violação da lei neste caso. É claro que você pode escrever para eles pedindo um direito de resposta, ou dizendo que eles estão enganados, não vai ser inútil, mas, sejamos realistas, isso não vai fazer com que eles deem a você ou à ATEA um direito de resposta. o máximo que vai acontecer é eles se alertarem e evitarem falar mal dos ateus.

    Está indignada e quer dar uma resposta? Então escreva num blog, num fórum cristão, enfim, certifique-se de que os editores do jornal não sejam os únicos a lerem a sua resposta. Desde que você não ofenda ninguém, o seu direito de expressão está garantido por lei. Mande textos para jornais e revistas, encha o saco deles até eles fazerem alguma besteira e fornecerem a você de bandeja um caso que você possa levar à justiça, assim como aconteceu com o Datena.

    É claro que devemos lutar contra esse tipo de coisa, mas tem hora, lugar e meios certos para isso.

    ResponderExcluir
  7. É inadmissível que não tenha uma linha defendendo as pessoas que não têm fé, dá impressão que as pessoas descrentes são "doentes mentais", que só as pessoas que têm um deus é que merecem respeito. É inadmissível que em pleno século XXI continuem falando de deus como se entendessem esse "mistério" (mito). Pelo jeito como a barca vai, daqui a pouco vai ser dito que deus é um fato e que as pessoas que não têm fé são as "pessoas irracionais". Em minha opinião, o jornal cometeu um crime ao associas de novo moralidade à religiosidade. Se ser religioso é ter moral, então sou religioso, mas prefiro não me chamar religioso porque muita gente fala que religioso acredita em deus, como não acredito...

    ResponderExcluir
  8. Uma boa matéria para o portal seria pesquisar os indices de violência no mundo e a porcentagem de ateus na população. O Canadá e a Holanda tem um grande número de ateus e estão entre os países com menor criminalidade do mundo. E tanto o Canadá quanto a Holanda não ficam invadindo o país dos outros em nome de ideais dúbios...

    ResponderExcluir
  9. A mesma igreja católica que se diz detentora da moral e dos bons costumes é a mesma que ASSASSINOU muitas e muitas pessoas com a santa inquisição, com as ditas 'guerras santas' e que tanto se enriqueceu com as vendas de indulgencias. Fazem voto de pobreza de uma lado e no outro enfeitam seu papa com pálicos suntuosos e vestes de ouro. Forçam o celibato ao clero, mas isso é fácil de entender, o celibato foi INVENTADO para que a igreja católica não corresse o risco de dividir sua fortuna aos descendentes do clero, herança. VERGONHA e mais VERGONHA. Queimaram livros e mais livros para manter seu poder sobre as pessoas, sua fonte de riqueza, o que somente é possível com a perpetuação da IGNORÂNCIA.

    ResponderExcluir
  10. Sendo uma coluna de opinião, e sendo esta a opinião do autor, tudo bem, desde que não ofenda ou discrimine ninguém. Cabe aos leitores o uso da razão e do conhecimento para discordar ou compactuar com a opinião do autor.

    ResponderExcluir