sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Todo ateu foi abusado sexualmente, nunca é honesto e inteligente"

Leiam abaixo o texto "Contra o ateísmo militante", de João Emiliano Martins Neto:


Comentário meu na blogosfera (http : / /libertatum.blogspot. com/2011 /10/ censuras- virtuais. html )  Ateísmo militante é burrice e amoralismo militante. Não que eu saiba em que pé estão os estudos acerca da existência de Deus, porém, sei por experiência própria de que qualquer diálogo inteligente filosófico e científico (teológico, por exemplo, cf. na Bíblia Rm 1:20) vai sempre chegar, por fim, no fato aporético, como se diz em Filosofia, ou seja, incontornável de que Deus existe, mesmo e ponto. 
Acho todo ateu, agnóstico e indiferentes uns no fundo, no fundo em verdade é um bando de traumatizados pela vida: abusados sexualmente na infância ou ingratos e odientos para com o próprio pai (homem), nunca pessoas honestas e inteligentes.
Os interessados podem encontrar o email dele aqui, mas o mais importante é notar que o texto fere as diretrizes do blogger.com:
Incitação ao ódio: queremos que você use o Blogger para expressar suas opiniões, mesmo que elas sejam polêmicas. No entanto, não passe dos limites com a publicação de incitação ao ódio. Por incitação ao ódio, nos referimos a conteúdo que promova ódio ou violência em relação a grupos com base em raça, etnia, religião, deficiência, sexo, idade, status de veterano ou orientação sexual/identidade de gênero. Por exemplo, não escreva um blog dizendo que os membros da raça X são criminosos ou defendendo a violência contra praticantes da religião Y.
Os interessados em denunciar o texto devem clicar no link "Denunciar Abuso", no alto da página do texto original, e escolher "Incitação ao ódio ou à violência".

7 comentários:

  1. Nossa, eu fui abusado sexualmente e não sabia :P

    Se eu fui abusado, foi intelectualmente, isso, sim.

    ResponderExcluir
  2. Então os padres são os maiores formadores de ateus...
    Eu fico realmente muito preocupado com isso, em pleno século 21 e as pessoas ainda compartilham pensamentos da idade média. Mesmo com a quantidade de informação disponível os indivíduos, na grande maioria, ainda preferem o obscurantismo da religião. Resta, para aqueles que raciocinam, contar que estas bestas não subam ao poder ou detenham armas de destruição em massa.

    ResponderExcluir
  3. Eu também já sofri de muito preconceito. Me chamavem de maníaco, assasino e um monte de nomes e insultos só porque faço parte de uma minoria religiosa, a Igreja Universal do Reino da Grande Batata Branca.

    A Grande Batata Branca ama todos nós, acreditemos nela ou não. Mesmo que os ateus não acreditem na Grande Batata Branca, ela existe e os ama.

    Que a Grande Batata Branca os abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bem, vou dizer o que penso disso tudo.

    Até hoje dos poucos ateus e agnósticos que tive oportunidade de conhecer, nunca vi nenhum desrespeitando um teísta, seja esse católico, evangélico etc.

    No entanto, sempre que alguém diz não acreditar em Deus ou, pelo menos, duvidar de sua existência diante da falta de provas materiais, sempre chega um teísta (na sua maioria evangélicos) pronto para atacá-lo com insultos e atirar-lhe pragas seja nessa vida (como doenças) ou depois dela (sofrer no "fogo do inferno", onde haverá "choro e ranger de dentes").

    Falta por parte dos teístas capacidade de aceitar e de respeitar qualquer um que pense diferente deles. Capacidade de entender que se alguém não segue a religião que eles seguem e que não crê no Deus que ele creem, isso não significa que essa pessoa seja má ou imoral.

    Muito pelo contrário. De modo geral, muitos ateus ou agnósticos são pessoas que foram criadas em famílias teístas, mas que de tanto verem hipocrisia dentro da igreja ou vinda de pessoas bastante religiosas, começaram a "repensar as coisas". Ver que perguntas como:

    1) Por que nós, seres humanos, existimos?
    2) Por que você, em particular, existe?
    3) Por que o mundo é desse jeito?
    4) O que acontece quando morremos?

    não são perguntas fáceis de serem respondidas. E são as perguntas para as quais, cada um no seu íntimo, mais gostaria de obter respostas.

    As religiões vêm para tentar dar respostas a essas perguntas. Foi assim com os egípcios, os gregos, os romanos, os nórdicos, os maias, os incas, os povos africanos e os orientais, os judeus, os muçulmanos e os cristãos. No entanto, não é tão simples assim. Nunca nenhuma dessas religiões conseguiu provas para suas crenças. E essas crenças não passam de teorias para explicar o universo e, de modo geral, são bem divergentes umas das outras.

    Toda religiões tendem a se acharem corretas e detentoras de toda sabedoria. Todas sempre se justificam pela fé (que não seria outra coisa senão ausência de lógica e razão?) e pelo medo de sofrimento futuro que é impingido aos seus seguidores caso não sejam bastante fiéis. Simplesmente por não conseguirem provar o que pregam. Por não ser possível.

    Porque ateus e agnósticos não seriam pessoas honestas e dignas? Um teísta tem apreço por um ateísta até este não identificar sua postura filosófica. Falo por experiência própria. Basta dizer que você não tem religião a um "crente" amigo seu de tempos, para que ele comece a te “olhar torto” como se você fosse o capeta e a se achar melhor que você. Esquecer que você não rouba, não mata, sai todo dia para trabalhar e sustentar sua família e tenta ajudar o próximo o máximo que consegue.

    A questão é: moralidade não se origina de modo algum da crença em um Deus ou em vários deuses ou na participação em uma religião. Não costumamos perceber, mas moralidade não é universal. Cada sociedade define um conjunto de regras e costumes que devem ser adotados por seus integrantes para que eles possam viver em harmonia. Costumes e regras que são tidos como os mais adequados e, portanto, os corretos. No entanto, eles variam e sempre variaram ao longo do tempo entre os diferentes povos. Podemos perceber no mundo hoje hábitos bastante diversos entre as etnias.

    Respeito e vou continuar respeitando qualquer pessoa de qualquer religião, só peço aos religiosos que respeitem quem não tem e não pretende ter nenhuma. Chega de intolerância e agressividade. O Brasil não é um país laico?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, Danielli, apesar de estar em nossa Constituição, ainda falta muita água pra rolar embaixo dessa ponte. Para que um dia o Brasil seja, de fato, um país laico.

    ResponderExcluir