terça-feira, 12 de abril de 2011

Faixa na escola "aos 12 anjos de deus". E os ateus, como ficam?

E a tragédia do Rio continua mostrando tudo que alguns nobres religiosos do país pensam sobre os ateus - ou como eles preferem ignorar nossa existência.

No alto do portão principal da escola municipal Tasso da Silveira, foi afixada uma faixa com os dizeres

"Aos 12 anjos de deus." Deixai vir a mim as criancinhas pois das tais é o reino de deus. Que deus console sempre as Famílias!

É claro que os religiosos têm todo direito de pensar assim. O que é aviltante é que eles ignorem ativamente a existência de ateus entre as vítimas, pais, colegas, professores e demais funcionários da escola, sequestrando o sentimento de luto para expressá-lo de maneira a excluir todos que não partilham suas crenças religiosas. Com isso, eles chutam para escanteio não só ateus como todos os que não são cristãos, uma vez que a mensagem traz um versículo bíblico.

Esse tipo de atitude faz parte de um contexto geral de identificar o bem com os cristãos e suas crenças e monopolizar a moral, como se tem visto seguidamente neste espaço. A faixa constitui uma flagrante violação da laicidade do Estado brasileiro, expressa pelo art. 19 da Constituição Federal. A escola pública é laica e não pode ser utilizada por grupos particulares para seus próprios fins. PROTESTEM!

Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação
Tel: 21 2976-2000
ouvidoriasme@sme.rio.rj.gov.br

27 comentários:

  1. Bom, Daniel, a intenção é ótima. Mas considero o momento desmasiado 'sensível' para esse tipo de contestação.
    [ ]'s
    Danilo

    ResponderExcluir
  2. Mas nao se sabe se ha alguma familia nao crente entre as 12.
    Se sim, o protesto é totalmente valido

    ResponderExcluir
  3. Quem mais podia se aproveitar de trajédias para tentar colocar seus tentaculos da exploração que não seja a igreja, isso é o que eles sabem fazer, pegam familias arrebentadas pela trajédia e tentam cerca-las pelas promessas divinas. É uma palhaçada religiosa, e o pior é a população sem cultura se deixa manipular pelos vilões de batina que povoam todas as igrejas.

    ResponderExcluir
  4. PROTESTO!? vcs sugerem fazer um PROTESTO? mas vcs nem sabem se havia ateus entre as 12 vitimas!

    sem exageros, por favor. essa é a forma de religiosos ficarem de luto e, se as 12 familias eram religiosas, devemos respeitar isso.

    e te garanto q, se ha professores ou colegas ateus nessa escola, q viram um maluco atirar em crianças, a ultima coisa com q eles vao se incomodar neste momento eh essa faixa aih.

    (sim, tb sou ateia. sim, tb acho q somos discriminados e q espaços publicos ignoram a laicidade do Estado mts vezes. mas patrulha ideologica num momento desses nao dah.)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Natália.. nesse caso, muito específico, devemos dar o consolo tão necessário a estas pessoas.
    Temos que lembrar que a espiritualidade muitas vezes dá um alivio àqueles que estão em dor.
    obs: sou ateu tb!

    ResponderExcluir
  6. cara não existe problema nesse tipo de manifestação onde todos que lá estavam eram religiosos (pelo menos desacredito que haviam entre os familiares/vitimas do acontecido)...ai você já levou para um lado extremista do ateísmo...que na qual acho um caminho perigoso a se tomar como toda religião (inclusive o ateísmo mesmo não sendo uma religião) geralmente levam a situações de ignorância e um certo fetichismo por parte dos religiosos...

    ResponderExcluir
  7. Concordo que é preciso sempre nos manifestarmos, porém, nesse caso, acho o comentário do Danilo pertinente. Também precisa-se ter certeza que foi o Estado quem fez e colocou a faixa.

    ResponderExcluir
  8. Parece que há uma unanimidade. E nesse caso ela não é "burra", como poderia sugerir Nélson Rodrigues.
    Sempre defendi que em momentos de tragédia, seja pessoal, seja coletiva, onde as emoções estão à flor da pele e, consequentemente, a religiosidade também, os ateus não deveriam se manifestar nesses casos concretos. É uma prova de respeito, sabedoria e segurança pessoal.

    ResponderExcluir
  9. Cara eu sou ateu e detesto Fanatismo religioso, mas tb odeio Neo Ateus! Vamos nos preocupar com coisas mais importantes porra!
    Protesto totalmente desprezível.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que... talvez não seja válido o protesto, pois somente não tem uma faixa de consolo com viés ATEU porque ninguém foi lá colocar.

    Então não se trata de proibir espaços, mas sim de nós ocuparmos os espaços!

    ResponderExcluir
  11. Na maioria das vezes apóio as manifestações e os protestos sugeridos por aqui, mas esse é uma tremenda maluquice. Sectarismo besta, sem cabimento neste momento. É agir como os religiosos fanáticos. E uma das melhores formas de estar contra eles é não agindo como os próprios.

    Esse, me desculpem, eu não apóio. Deixe que algum familiar ou amigo ateu que se sinta lesado nesses sentido o faça. Acho difícil que aconteça.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que é conveniente protestarmos, neste momento, contra a falta de segurança nas escolas públicas; contra a intolerância entre crianças e a falta de civilidade delas contra o outro, o que extremou os sentimentos do cara que fez isso; contra o combate pouco efetivo ao armamento ilegal; contra o pouco monitoramento na internet de conversas "suspeitas"...

    Não acho realmente oportuno protestar contra uma faixa de consolo às famílias das vítimas, já que ela não traz ataque à ateus ou religiosos de qualquer outra corrente.

    ResponderExcluir
  13. Este post não é para convencer ninguém. Para isso, recomendo que os ateus apologistas da religião aqui leiam "Deus, um delírio" do Dawkins. Só comentarei aqui para mostrar apoio ao post original. Isso merece ser protestado. "Consolo" com mentiras é piada. Uma das causas principais dessa tragédia foi a religião. Abraços e Paz.

    ResponderExcluir
  14. Eu de minha parte, concordo com a maioria, pois para quem é religioso ele não está preocupado se suas providencias vão incomodar ou não. Nesse momento cada um fica triste ou revoltado como quer e se conforta como pode. Eu sugiro que façamos uma cobrança mais lucrativa, sugiro que haja um protesto contra a divulgação de missas por parte da rede de TV estatal TV Brasil, eles sim deveriam conhecer melhor o texto da nossa constituição.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O outro cita Dawkins aqui como se fosse uma novidade pra qquer ateu...lol,e de que comentario vc concluiu que alguem aqui foi apologista da religião?
    Fico feliz de ver que a maioria dos ateus,pelo menos que se manifestaram aqui,tenham repudiado o post infeliz.Eu não só acho que existem milhares de questões mais relevantes como acho totalmente irrelevante querer jogar a "carta" dos ignorados nessa situação.

    Aliás desde que comecei a acompanhar esse blog e a recente conta no twitter por se tratar de algo com que me identifico(ateísmo),tenho encontrado muitos motivos pra me decepcionar com como a questão vem sendo discutida nesses canais...até parei de seguir o perfil no twitter pela sua abordagem totalmente ineficaz(ficar retuitando gente aleatoria falando mal de ateu e achar que protestando contra elas vai se atingir algum resultado é de uma inocência deprimente).

    Tudo bem,temos que estar atentos aos abusos da religião e defendermos nosso espaço na sociedade,nosso direito de defender ou atacar uma ideia sem que isso seja considerado ofensa,como é o caso da religião.Mas uma coisa que não encontro no discurso das vozes mais ativas e relevantes do ateísmo em local nenhum é o uso da já citada "carta" da perseguição.

    Nós estamos defendendo ideias,não um grupo social.Comparar a luta dos ateus com a de negros e homossexuais não faz sentido,já que nenhum destes escolheu essas caracteristicas,nós sim(por mais que o outro lado da discussão as vezes pareça tão estúpido que não imaginamos ter escolha de não crer neles).Temos que nos concentrar na batalha das ideias contra a religião ou a simples ideia da existência de um deus,não temos que esperar direito nenhum além do direito de expressarmos nossas ideias sem que elas sejam consideradas ofensivas só pq a sociedade acha que criticar religião não é de bom tom.

    Ficar ofendido e protestar contra gente ignorante falando mal de ateu é que nem comunista ficar ofendido quando diziam que eles comiam criancinhas,não muda nada.Protesto não me parece a palavra certa,temos sim que mostrar com os argumentos lógicos e racionais,com as evidências que tanto valorizamos,pq o outro lado que nos critica está errado.

    Não estou querendo desqualificar o trabalho aqui feito,é uma crítica da maneira como em alguns casos tem sido conduzido,o que não diminui sua importância.O ataque as ideias da religião e da existência de um deus me parece o mais relevante,ter um grupo com um nome,no nosso caso Ateísmo,não tem importância nenhuma,ou não deveria ter.

    ResponderExcluir
  17. sou ateu militante, mas nesse momento, a cautela deve ser a norma. Ao invez de pedirmos para que tirem a faixa, poderiamos pagar para pormos uma faixa dizendo "A Humanidade chora pela tragédia, independente de religião". Ou algo assim, mas o momento é sensivel e não podemos agir como um touro numa loja de porcelana.
    E Felipe, eu discordo de você. Não escolhi ser ateu, conclui por isso. Eu nao escolhi ser ateu mais do que alguem escolhe ser religioso. Ateus são uma minoria sim.

    ResponderExcluir
  18. "Uma das causas principais da tragedia foi a religião" Prove. O cara já tinha problemas psiquicos. Por favor, você soa como um religioso que diz que afalta de deus no coração faz isso, mas vc diz que deus no coração faz isso.
    "Consolo" com mentira é piada? Respeite a opinião dos outros. Acho tanto qt vc que religião é uma farsa, mas isso não é motivo para protestar,ora. Ateus, saiam do pedestal. Temos razões e motivos para termos nossas opiniões, julgados tais razões e motivos corretas, mas, por favor, vamos respeitar os outros.
    "Discordo com tudo o que disse, mas lutarei até a morte para que tenha direito de dizer".
    Antes do ateismo, a democracia. Tenho asco e nojo de todo antidemocrata, seja ele ateu, evangelico ou o caralho a quatro. Milito pela democracia em primeiro lugar, pelo ateismo em segundo, e é meu inimigo quem inverte a ordem.

    ResponderExcluir
  19. Quem ponham uma faixa sem religião. Se foi o Estado que pagou por esta faixa...Infelizmente, não é, politicamente, o momento para exigirmos laicidade. Sejamos espertos e não fanáticos, a um momento para tudo.
    Por sinal, no comentario passado eu quis dizer que não a razão para protestar contra a faixa só pq vc considera ela uma piada, se ela saiu do bolso do particular! esses comentarios são um saco, o texto fica mto dubio.

    ResponderExcluir
  20. Não sejamos tão intolarentes quanto os crentes, se essa crença os confortam que sejam feitas as suas faixas.

    ResponderExcluir
  21. Também concordo que o momento é inapropriado e demasiado sensível para tal protesto. Um protesto neste caso poderia gerar a percepção de que os ateus estariam se aproveitando da publicidade da tragédia para promover o ateísmo, o que não seria legal!

    ResponderExcluir
  22. Devemos sim protestar independentemente de ser uma situação sensível ou não.
    Se não mostrarmos quem somos, a discriminação contra os ateus será ainda pior, pois verão que somos "fracos".

    "Nunca demonstre fraqueza." é uma das regras para se conseguir respeito nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  23. Não vejo motivo para protesto quanto a faixa, mas que é de doer o saco ver isso sabendo que o que provocou a tragédia foi justamente a crença.
    Me revolta é ver um idiota aproveitador se crucificando na frente da escola com cordas nas mãos...Caracas, porque esse cara não mete pregos nas mãos e pés pra mostrar sua fé?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde a todos.
    Li com grande interesse todos os comentários nesse post, porque identifiquei dele uma representação, pela polarização das opniões, de um conflito que acho que existe em todo ateu que faz um esforço para se afastar do dogmatismo.

    Primeiro, devo dizer que concordo com o Danilo ao dizer que o momento é muito sensível para uma crítica, e com o Rafael que lembra que seria politicamente um tiro no pé.
    Em segundo lugar, sobre a religião ser o motivo da chacina, acho muito questionável. Mesmo que ela possa ter tido alguma contribuição – aqui lembro que talvez uma das piores influencias da religião seja exaltar o pensamento irracional, ou o não pensamento, e que portanto é um grande incentivador do extremismo, embora a maioria dos religiosos, por bom senso, não o sejam – mesmo que ela tenha tido uma contribuição não foi a principal. E existem muitos e melhores acontecimento para usar como bandeira contra a religião e seus males.
    Agora, aqui chamo a atenção – se a faixa foi posta ali com dinheiro público, É SIM um grande atentado a laicidade do estado. Não devemos nos enganar quanto a isso, embora pelos motivos acima talvez devamos respeitosamente calar.
    Respeitosamente – é aqui que queria chegar. Eu acho que realmente a religião é demasiadamente respeitada, que ela goza de uma imunidade que faz mal, que fazer piada dela e de seus dogmas é uma das ferramentas poderosas para quebrar sua aura de infalibidade, de sagrado enfim , não devemos tratá-la com o mesmo respeito daqueles que acham que ela é divina. Além disso, é sempre bom lembrar, está mais doque provado que os religiosos não medem esforços para alcançar seus objetivos e estão prontos a nos desrespeitar (ateus) e à sociedade, sempre atuando como força social conservadora e contra as mudanças de nosso tempo, sempre interferindo nos assuntos do estado laico, além de ter grande poder político e econômico. Para promover mudanças é impossível não fazê-lo através do EMBATE. E por isso, como somos uma minoria tão frágil, é importante lutarmos e protestarmos intensamente e eu saúdo esse blog por tentar contribuir com essa causa. Mas, como eu disse no começo, existe um conflito dentro do ateu – pelo menos dentro de mim – porque todos também percebemos momentos que é melhor calar, é melhor recuar. Sabemos que com certas pessoas é as vezes pior discutir do que ficar calado. Há pessoas que dedicaram suas vidas inteiras a causas religiosas e fizeram realmente um trabalho maravilhoso – com que direito podemos investir contra elas? Há pessoas com as quais somos emocionalmente ligados e com as quais não há abertura para discussões religiosas. E mais complicado ainda, há uma infinidade de visões religiosas, tanto quanto há religiosos, e muitos deles, apesar de estarem iludidos quanto à existência do sobrenatural, têm pontos de vista muito consistentes e melhores que os meus.
    Muitas vezes somos acusados de ARROGANTES – será que não o somos? Estive pensando sobre isso um dia desses. Será que é possível dizer a uma pessoa que ela esteve iludida sua vida inteira sobre a existência de Deus, que muito doque ela fez e acreditou são mentiras, que suas opiniões são risíveis – SEM SER ARROGANTE? Como lidar com essa questão?



    É uma questão muito complicada, que eu acho que deve ser medida caso a caso – o que pensam os colegas.

    ResponderExcluir
  25. Deixem eles com a fé deles.
    Que isso... cadê a tolerância????

    Se existe algum pai, alguma mãe, alguém envolvido nesse massacre que não seja religioso, fica a cargo dessa pessoa tomar partido em relação a isso.

    Não se metam onde não foram chamados... respeitem a dor das famílias, respeitem a consolação que a religião traz para essas pessoas.

    E o que provocou o massacre não foi a crença... foi uma pessoa completamente desequilibrada que usou de um meio religioso para justificar o ato.

    Saibam separar uma coisa da outra.

    E ainda pedir pra PROTESTAR???
    Que isso... tenham mais respeito.
    Abaixo o fanatismo... religioso e ateu.

    ResponderExcluir
  26. Pq a porcaria desse deus não evitou tal tragédia??? até quando esse povo medíocre vai acordar e perceber que esse mito não existe??? e o pior que fazem uma missa "tipo agradecendo a deus pelo ocorrido"...se eu tivesse um filho entre as vitimas teria rasgado essa porcaria de faixa na frente de todos.

    ..além disso estamos protestando pelo direito de um estado laico, ou seja um direito constitucional...ja imaginaram um satanista colocar uma frase exaltando satã??? é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  27. Esse tipo de comentário como forma de apoio é o que da motivos para religiosos fanáticos continuar a fazerem barbáries como essa, pois, a igreja com suas fantasias, deixa claro que isso é coisa de deus e que ele quer assim, ele na sua misericórdia necessita e acolhe a alma dessas pobres vítimas.
    É sempre assim, as mentiras criadas para manipular a humanidade há tanto tempo ainda valem para tudo, inclusive para justificar a morte de entes queridos.
    Em tempos imemoriáveis isso ate que surtia algum efeito, mas hoje, com todas as respostas que temos sobre o Universo e a vida, não tem cabimento. Bem, pelo menos não para quem é racional e se diz inteligente.

    ResponderExcluir