segunda-feira, 11 de abril de 2011

Para Jota Oliveira, ateísmo anda junto com mentira, fraude, agressão, intolerância...

No texto "Carpe diem!", publicado ontem pelo jornal Tribuna do Norte, Jota Oliveira afirmou:

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios. Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite! Chique do chique é não se iludir com “trocentas” plásticas do físico... Quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo... falsidade. Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta. Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour! Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus! Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tornam humanos! (Glória Kalil)
 Em suma: para o autor, ateísmo não apenas é uma qualidade absolutamente indesejável e até criminosa (tanto quanto grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão e intolerância). Mais do que isso, além de não sermos "chiques", uma qualidade igualada por ele a tudo que existe bom, também somos menos humanos porque não temos fé. PROTESTE!

O mais importante é enviar correspondência ao jornal, pois isso o pressiona a ceder direito de resposta, publicar cartas que outros leitores possam ver e policiar publicações preconceituosas. O email é pauta@tribunadonorte.com.br.

Para quem quiser contatar também o autor:

http://twitter.com/jota_oliveira

jotaoliveira@jotaoliveira.blog.br

12 comentários:

  1. o que nós, ateus, fizemos para receber esse tipo de agressão?

    ResponderExcluir
  2. Como se não bastasse a ignorância geral, nós ateus somos ofendidos por supostos formadores de opinião. Tem nada não, como cantou Ednardo, "eles são muitos, mas não podem voar..."

    Adelino Montenegro

    ResponderExcluir
  3. Eu, como ateu, nem me sinto ofendido. É como ouvir uma criança a falar. Tanta ignorância, tamanha distância da verdade, que entra por um ouvido e sai pelo outro. Tenho pena desses crentes, sinceramente. Essa agressividade toda vem do desconforto que causa nos crentes a liberdade e a ausência de culpa dos ateus, que desfrutam da vida sem medo de ir pro inferno. Como não têm coragem de renunciar às suas bobagens e superstições, ficam nos atacando. Dá sono.

    ResponderExcluir
  4. O mais legal é que quando reclamamos, dizem que não podemos impedi-los de se manifestar. Quem disse que estou impedindo? Estou querendo responder, isso sim!

    ResponderExcluir
  5. Enviei um comentário para o jornal e não foi adicionado.

    ResponderExcluir
  6. Eu "rio" com uma pessoa dessas, ele falou tanta bobagem, que no minimo eu concluo que ele não é "chique", pois ele se demonstra intolerante, agressivo, mentiroso e grosseiro, em relação aquilo ou aqueles que ele não compreende.
    bom mas quem liga pra alguem desse tipo?
    pois à final, todos os religiosos fanáticos honram a sua palavra, são gratos a quem os ajudam, corretos com quem se relacionam e honestos nos seus negócios (mais uma vez, eu "rio" com tudo isso)

    ResponderExcluir
  7. O texto prega o preconceito, o racismo, a intolerância, e diz que isso é chic. Não conheço bem a Glória Kalil, mas esses últimos parágrafos parecem que foram enxertados, como acontece a toda hora na web: inventam qualquer bobagem e atribuem a um autor famoso.

    ResponderExcluir
  8. Não sou atéia ( é assim que se fala? ) mas também desaprovo o texto. Que vergonha tanto preconceito numa pessoa que se diz chic. E o que tem de gente achando isso lindo! Grandes humanistas foram atéus e muitas vezes, até mais do que religiosos. Mas, será que o texto é dela mesmo? O que é repassado na net nem sempre é verdade.

    ResponderExcluir
  9. Se vocês sofrem preconceito por serem ateus, nós também sofremos por sermos crentes.

    ResponderExcluir
  10. Por que certa curiosidade histórica é encarada pela expectativa religiosa como uma cruel agressão a fé? “[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  11. Por que certa curiosidade histórica é encarada pela expectativa religiosa como uma cruel agressão a fé? “[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir