quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Para padre, "falta de Deus faz aparecer a morte, o roubo, a mentira, a violência em toda sua plenitude"

O padre Roberto Francisco de Oliveira publicou hoje no site do Jornal da Manhã, de Uberaba (MG), o texto A dimensão religiosa é opcional?. Ali, à pergunta "Cultivar a dimensão religiosa é algo opcional ao ser humano?", ele responde:

"a abertura ao divino, a procura pelo divino, não pode ser encarada como um dado facultativo."

Ou seja, para o padre, independentemente do art. 5o da Constituição Federal, crer em deus é obrigatório. Mas ele continua:

"O homem somente se realiza enquanto homem quando desenvolve a sua dimensão religiosa. Cheio de Deus, o homem se torna mais homem. Torna-se verdadeiro homem. Consequentemente, a humanidade alheia a Deus não é humanidade. Quando muito pode ser considerada uma humanidade pela metade, deformada."


Para o autor, os ateus não se realizam enquanto homens: são menos homens, não são verdadeiros homens - e portanto seriam... pseudo-homens? Falsos homens? Somos homens pela metade, ou nem humanos somos.

E como não poderia deixar de ser, ele nos associa a todo tipo de mal e violência:

"A ausência do divino converte pessoas em espectros, em zumbis capazes de negar o ser. A falta de Deus faz aparecer a morte, o roubo, a mentira, a violência em toda sua plenitude. O dinheiro transmuta-se em ídolo e a ambição em mola propulsora do agir. Cai por terra o sentido da vida, os ideais elevados, o despojamento materialista."


Mandem suas mensagens hoje para o jornal através do formulário na própria página do texto, ou dos emails jmonline@jmonline.com.br e redacao@jmonline.com.br.

6 comentários:

  1. Acho que ele quis se referir aos falsos religiosos, hipócritas que se "enchem de deus" e cometem atrocidades contra outros seres humanos. Deus não muda o caráter de ninguém!

    ResponderExcluir
  2. Só se esqueceu dos ateus que não se escondem atrás de nenhum amigo mágico pra jogar as culpas Luciano.

    Mandei e retuitei minha queixa pro jornal aí.

    ResponderExcluir
  3. Essa história de ficar associando ateus a comportamentos criminosos já está encheu. Precisamos dar um basta nisso!

    ResponderExcluir
  4. Esses padres e pastores vão ter que, cada vez mais, medir as consequências do que falam. Nós ateus temos que lutar contra esses que querem nos jogar contra a sociedade, tentando nos tirar de um espaço que pertence a todos.

    ResponderExcluir
  5. Quanta barbariedade e desrespeito, mas o que esperar de um padre né?

    ResponderExcluir
  6. Por isso que as religiões estão cheias de pedófilos. Falta de deus no coração, como dizem! E se você reparar, todo criminoso da pior espécie apela a deus, jesus e essas fábulas.
    Chego a conclusão de que religião, deuses e mitologia foram criadas para manipular a humanidade, e não para salvá-la. Salvá-la do que, afinal, já que nem pena de morte refreia instintos bestiais?

    ResponderExcluir