sábado, 12 de março de 2011

Ateu em novela da Record: "como sabemos que ele não existe, então nós podemos tudo"

Diálogo mostrado no capítulo 80 da novela Ribeirão do Tempo, exibida pela rede Record no dia 6 de setembro:

- Me diz uma coisa, mestre: como é que o senhor consegue ser tão frio? Às vezes até eu mesmo fico espantado. Matar a velha... será que é necessário?

- Nicolau, você acredita em deus?

- [rindo] Que pergunta... claro que não.

- O que eu vou te dizer agora, meu jovem, já foi dito há quase duzentos anos atrás.

- O quê?

- Se deus não existe, tudo é permitido. Como nós sabemos que ele não existe, então nós podemos tudo. [Brindam]

A reprodução de ideias preconceituosas na literatura (e por extensão no cinema, teatro e tevê) é sempre problemática para os grupos atingidos. Se por um lado a obra divulga ativamente essas ideias, o que é moralmente errado, por outro pode-se alegar a) liberdade artística, b) que a passagem na verdade faz parte de uma crítica ao preconceito retratado, c) que se trata apenas de ficção, e não da opinião dos autores e finalmente que d) se tais ideias e comportamentos existem na vida real, nada mais natural que exibi-los também na ficção.

Não resta dúvida que, sob esse manto de proteção, os autores também se vêem livres para exercitar seus próprio preconceitos ou mesmo inseri-los na trama a pedido de quem os contrata -- no caso, uma emissora com sabido comprometimento com a Igreja Universal do Reino de Deus. O ideário literalista da igreja é bem conhecido, e o ódio aos ateus é inúmeras vezes recomendado pela bíblia. O viés religioso é embutido na grade de maneira clara, não apenas através dos programas religiosos como também na programação jornalística e no entretenimento, de maneira que não é apenas plausível como esperável que o trecho em questão seja mais uma manifestação desse viés.

Cabe notar que o personagem Nicolau não é apenas ocasionalmente mau, mas um vilão estereotípico. Segundo a descrição no site da novela, ele "sempre foi um problema para a família. Meteu-se em negociatas e, não fosse a interferência do pai, teria se dado mal. Teve um casamento conturbado e há anos vive sozinho. Érico fez dele seu suplente como tentativa de pôr ordem na vida alucinada. Quando não está em viagem ao exterior, gastando o dinheiro da família, Nicolau fica em Ribeirão com o amigo Nasinho. Juntos, frequentam os bares, as prostitutas e divertem-se com brincadeiras perversas com pessoas simples. Dos negócios da família, o único pelo qual se interessa é a pendenga judicial com Tito. Nicolau o detesta e faz de tudo para tomar-lhe a propriedade. Vive um caso amoroso com Lílian, a secretária do pai." O fato de ser ateu, portanto, não é apenas um fato isolado mas obedece à lógica de pintá-lo nas piores tintas possíveis. E o que há de pior que um ateu?

É quase impossível discernir se os roteiristas agem de boa-fé e a via legal tem probabiliadde de sucesso extremamente pequena, mas restam outras armas do jogo democrático: no caso, a pressão dos telespectadores. Os indivíduos indignados, como nós, não podem deixar de enviar sua manifestação a todas as pessoas envolvidas na produção da novela, em primeiro lugar para que sejam informadas do nosso ponto de vista: nós nos sentimos humilhados e entendemos que o roteiro reforça e promove o preconceito contra os ateus. E em segundo lugar, para que essas pessoas se sintam constrangidas ao participar da novela e pressionadas a se manifestar ou cessar sua colaboração.

Para isso, vão aqui alguns contatos importantes. NÃO DEIXEM DE ENVIAR SUAS MENSAGENS!

Mensagens para a emissora: http://rederecord.r7.com/contato.html

Autor da novela: Marcílio Eiras Moraes. O texto é co-escrito com Paula Richard, entre outros. Ele é presidente e ela é conselheira da Associação dos Roteiristas, cujos contatos são: secretaria@artv.art.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e 21-2544-6628 (Terças e Quintas das 10h às 17h)

Contatos com os atores:

Bianca Rinaldi: http://www.biancarinaldi.com.br/mobile/contato.html e http://twitter.com/BiancaRinaldi

Caio Junqueira: http://caioinformacoes.blogspot.com/2009/09/contato-formulario.html

Taumaturgo Ferreira: http://www.taumaturgoferreira.com.br/contato/contato.htm

Giuseppe Oristanio: http://www.blogdogiu.blogger.com.br/

Rafael Calomeni: denise@vipmeeting.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , tina@vipmeeting.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , giovanna@pagnoncelli.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Thelmo Fernandes: contato@thelmofernandes.com.br

======================================================================================

Para ver o texto inteiro sem cortes, consulte http://atea.org.br/index.php?view=article&catid=923%3Adia-a-dia&id=201%3Anovela-da-record-repete-dostoievski&option=com_content&Itemid=104

Nenhum comentário:

Postar um comentário