sábado, 12 de março de 2011

PROTESTE: promotor desafia ateus a 'contribuir para a recuperação

No último dia 8 de fevereiro, o MS Notícias publicou o artigo Importância da fé é ressaltada em fazenda de recuperação, que começa assim:

A construção da vida e a fé em Deus foram as tônicas dos discursos durante a cerimônia de inauguração da Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia. "Digam-me os ateus como eles têm contribuído para a recuperação da vida, que deixarei de dizer que Deus é o caminho para a salvação", disse o promotor da 27ª Vara de Infância e da Adolescência, Sérgio Harfouche.

O promotor lembrou aos presentes, em parábolas, várias situações do dia a dia e que refletem sempre nas escolhas que fazemos. Para Harfouche o estado protege com muitas leis, mas não tem estrutura para fazer valer o que obriga. Disse que os adultos de hoje são a última geração dos filhos dos que obedeciam aos pais e que a nova geração é a primeira que obedece aos filhos.

Demonstrou preocupação com os números negativos que esta liberdade oferece e afirmou quanto é perigosa a falta de amor entre as pessoas, pois obriga a construção de mais e mais presídios, além de condenar famílias inteiras a viverem sem seus filhos, levados pela violência ou guardados em presídios. http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=57704

O discurso do promotor, além de ser aviltante porque ele compareceu ao evento na qualidade de agente público de um Estado teoricamente laico, bate na velha associação entre ateísmo e indiferença moral. Não há nenhuma indicação de que a grande fração de ateus do planeta não dê sua larga contribuição "para a recuperação da vida", seja lá o que isso queira dizer. As estatísticas dos países europeus com grande número de ateus deixam isso bem claro. Além disso, é claro que não há absolutamente nenhuma ligação entre as ações dos ateus e o "caminho da salvação".
Ora, qual a responsabilidade dos ateus quanto a Amon-Rá com relação às obras sociais? Que obrigação especial têm os ateus que não têm também os descrentes de papai Noel e do saci-pererê?

E mais: sabe-se que as obras religiosas como a da fazenda em questão nunca são verdadeiramente filantrópicas. Elas invariavelmente dão com uma mão e tomam com a outra, utilizando as entidades como ferramenta de evangelização. Assim, o que em tese seria um ato de desprendimento é na verdade uma instrumentalização da caridade (muitas vezes com dinheiro do Estado, como é o caso) para arrebanhar fiéis, prestígio e dinheiro.

Proteste!!

Emails:

editor@msnoticias.com.br
caoinfancia@mp.ms.gov.br

==================================================

Links:

Fazenda Esperança
http://www.fazenda.org.br/

Governador assina liberação de recursos a Fazenda da Esperança

O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello participou na noite de quarta-feira (23/06/10), de uma reunião com o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli da assinatura da autorização para o repasse de R$ 360 mil de recursos do Fundo de Investimento Social (FIS) para a construção da primeira etapa da Fazenda da Esperança em Campo Grande.
O poder público, seja municipal, estadual ou federal, não consegue estender a mão a toda a sociedade", disse o governador. "Precisamos da ajuda da igreja para minimizar os problemas sociais". André afirmou estar preocupado com o aumento do uso de drogas pelos jovens. "Esta é uma ação que o poder público tem o dever de estar ao lado", concluiu.

Ao final do encontro, foi entregue a André Puccinelli o livro "Santo Antônio de Campo Grande" e uma imagem de Cristo Ressuscitado trazido da ultima viagem dos nossos Bispos à Itália, para abençoar o Governador e sua família.


http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/noticias/noticias-arquidiocese/2266-governador-assina-liberacao-de-recursos-a-fazenda-da-esperanca.html


Unidade Feminina da Fazenda da Esperança é inaugurada na Capital

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica voltada aos dependentes químicos, visando sua recuperação e inserção na sociedade, por meio do fortalecimento dos valores de convivência, trabalho e espiritualidade. Esta comunidade terapêutica não possui fins lucrativos, não faz uso de tratamentos medicamentosos para desintoxicação, e usa a trilogia trabalho (fonte de sustentação e terapia ocupacional), convivência (familiar e social) e espiritualidade (prática da palavra de Deus e partilha da experiência) como base de suas ações, obtendo índices de recuperação superiores a 85%.
http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=31930


Unidade Feminina da Fazenda da Esperança será inaugurada em Campo Grande

Celebrando esse momento, após a missa, com o objetivo de confraternizar todos os presentes, será realizado o "1º Galeto da Esperança" na Casa de Cursilho, que está sendo organizado pela equipe "Santa Lídia" do Cursilho da Cristandade e grupo de voluntários da Fazenda da Esperança. O ingresso será vendido nas paróquias pelo valor de R$ 15,00 por pessoa e toda renda da promoção será revertida para cobrir os custos da vinda das missionárias para Campo Grande e para a conclusão das obras da Fazenda.
http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/component/content/article/64-noticias-de-capa-destaques/4514-unidade-feminina-da-fazenda-da-esperanca-sera-inaugurada-em-campo-grande-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário