sábado, 12 de março de 2011

Frei Betto - Feedback II

Depois da publicação das cartas de protesto, houve três desenvolvimentos.

  1. Frei Betto respondeu aos reclamantes com a seguinte mensagem padrão:

"Lamento que os ateus não tenham entendido minha posição contrária ao ateísmo militante, ou seja, pode-se ser ateu, mas não negar o Deus no qual cremos ou profanar o templo vivo de Deus que é o ser humano."


2. A ombudsman respondeu aos reclamantes nos seguintes termos:

"Caro leitor,

recebemos muitas mensagens com críticas ao artigo de frei Betto.

Conversando com ele, que estava partindo para a Itália na semana passada, disse que com a expressão "ateísmo militante" quis se referir às pessoas que violam os "templos de Deus" que seriam os corpos humanos. Assim, os torturadores seriam ateus militantes porque realizavam essa violação, mesmo se dizendo cristãos.
Frei Betto diz que respeita quem é ateu, porque negar a existência de Deus, segundo ele, também é uma posição de fé. O que ele não reconhece (nem respeita) é quem tenta desmoralizar as concepções de fé de alguém.

De qualquer modo, as mensagens foram enviadas a ele e à Redação para
conhecimento

att

Suzana Singer
Ombudsman - Folha de S.Paulo"

3. A Folha abriu o espaço onde o texto de Betto foi publicado para a resposta abaixo.

Folha de S. Paulo, 20/10/2010
TENDÊNCIAS/DEBATES

Ateísmo e cidadania
DANIEL SOTTOMAIOR

A maldade de ateus é outra dessas lendas preconceituosas, reafirmada "ad nauseam" pela Bíblia Sagrada e por quase todos os seus seguidores

No Brasil atual, é inimaginável um senador da República dizer que "tem pena" de judeus.
Ou um apresentador de TV afirmar repetidas vezes que certo criminoso "só pode ser negro". Ou um candidato à Presidência afirmar que o judaísmo tem criado problemas no Brasil e no mundo e que é bom que o próximo mandatário supremo não seja judeu.
Ou um vilão de novela ser gay e atribuir sua maldade à própria homossexualidade.
No entanto, esse é o país em que vivem cerca de 4 milhões de ateus -número aproximado, já que o IBGE nos nega essa informação, a despeito do art. 5º da Constituição: "Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica".
Todos esses casos são reais, referindo-se na verdade a ateus, mas ninguém foi destituído, despedido ou processado pelo Ministério Público. Por que será?
A Folha dá enorme passo na direção certa ao abrir espaço a esta resposta ao artigo "Dilma e a fé Cristã", de Frei Betto ("Tendências/Debates", 10/10). Nele, o dominicano afirmou: "Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau de arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte".
Não há como salvar essa lógica.
Trata-se de expressão clara de preconceito. Se a frase é inaceitável referindo-se a judaísmo ou negritude, então o mesmo deve valer para o ateísmo. E o contexto não poderia ser pior: o mote do artigo é salvar a candidata de "acusações" de ateísmo, ao invés de mostrar que ateísmo não é matéria de acusação em sociedade não discriminadora.
Identificar grupos de pessoas a deficiência física, estética, mental, moral ou até teológica sempre foi a racionalização do discriminador.
A maldade dos ateus é mais uma dessas lendas preconceituosas, reafirmada "ad nauseam" pela sacrossanta Bíblia Sagrada e por quase todos os seus cristianíssimos seguidores, apesar de desautorizada por todos os dados disponíveis.
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) vem congregando descrentes em todos os quadrantes do país, esclarecendo a sociedade, defendendo os ateus da posição inferior que nos querem impingir, lutando por um Estado verdadeiramente laico e levando aos tribunais as pessoas e instituições que insistem no contrário.
Isso, sim, é ateísmo militante.
Ironicamente, bulas papais como "Ad extirpanda" e "Dum diversas" deixam claro que o cristianismo militante inclui tortura e escravização de descrentes. Não consta que tenham sido revogadas.
O grande manual de tortura de todos os tempos, "Malleus Maleficarum", foi escrito também por dominicanos, e serviu de guia, durante séculos, para a violência católica contra infiéis.
No caso a que Frei Betto se refere, os papéis também estão invertidos: combater o ateísmo era uma das justificativas para a ditadura, sintomaticamente inaugurada com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
É o teísmo militante, naquela época como hoje, alimentando-se do preconceito escancarado contra ateus, sequestrando e engravidando a política, em nome dos bons tempos, para nela conceber seus frutos. Vejam só no que deu.

DANIEL SOTTOMAIOR, 39, é presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos).

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2010201008.htm


==============================================================

As respostas de Betto reafirmam seu preconceito e são profundamente insatisfatórias, de maneira que vale a pena uma nova rodada de mensagens. Mas assim como é importante protestar contra o preconceito, também é vital elogiar os acertos, como o direito de resposta concedido pelo jornal. Não deixem de enviar seus comentários! Pode-se juntar todas as considerações no mesmo email, não esquecendo de diferenciar o material que segue ao frei do material que vai para o jornal. As vias permanecem as mesmas.

1) O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

2) O jornal publica o seguinte aviso: "Os artigos publicados com assinatura não
traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o
debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências
do pensamento contemporâneo. debates@uol.com.br

3) A Ombudsman da Folha, Suzana Singer, em ombudsma@uol.com.br.

4) Frei Betto, em
http://www.freibetto.org/index.php/contato/37-contato/2-maria-helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário