sábado, 12 de março de 2011

Frei Betto - Feedback XII

Mais uma vez, parabéns a todos que enviaram suas mensagens. A seção de cartas do jornal costuma veicular apenas uma ou duas em cada edição, mas desta vez publicou nada menos que quatro, e todas positivas, muito provavelmente todas de membros desta lista e da lista de comunicados da Atea, que repete todas as mensagens aqui publicadas.

Vez após vez, resta claro que manifestar-se junto aos jornais não é apenas fácil e viável, como dá resultados importantes e rápidos. Dezenas ou centenas de milhares de pessoas leram os artigos de resposta e as cartas, afirmando a posição dos ateus na sociedade e deixando um pouco mais difícil para os preconceituosos se afirmarem.

Curiosamente, na edição de hoje, o espaço de opinião em que apareceram os textos em questão publicou texto de um sociólogo afirmando que "a racionalidade e os conhecimentos científicos comprovados são as armas da afirmação humana" (http://www.comerciodojahu.com.br/novo/Opini%C3%A3o%20/%27O+ENROSCO%27,+DE+SINESIO+BACCHETTO.html). Não parece ser coincidência.

Abaixo, as cartas.

Ateus

"O artigo de Daniel Sottomaior é muito esclarecedor sobre as declarações racistas, preconceituosas de Frei Betto."

Carlos de Vasconcelos, por e-mail.

"É muito bom saber que alguns canais de mídia não deixam passar injustiças às minorias em um País que se denomina democrático."

Alexandre Frandulic Shimono, por e-mail.

"Afinal de contas, não existe `meio' ateu. Frei Betto não deveria ter falado de ateísmo militante. Isso não existe. Ele está equivocado, por que ele não fala a verdade sobre as pessoas que realmente fizeram mal no período militar? Dá para se ver que ele não entende do assunto."

Júlio S. Peppe, por e-mail.

"Gostaria de expressar, como cidadã e ateia, minha profunda satisfação pela publicação do artigo `Especialmente os ateus'. Iniciativas como essa permitem aplacar a discriminação da melhor forma possível: através da informação. Em um mundo que tem uma profunda ojeriza ao ateísmo, é crucial que as pessoas conheçam a definição do termo com clareza, e jamais confundam ateísmo com imoralidade, tortura e barbárie."

Vitória Navajas, por e-mail.

http://www.comerciodojahu.com.br/novo/35272/CARTA+DO+LEITOR.htm



Os pdfs das páginas também estão disponíveis:


http://www.comerciodojahu.com.br/novo/files/pdf/5648-05112010230803.pdf
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/files/pdf/5547-29102010232809.pdf
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/files/pdf/5611-04112010211944.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário