sábado, 12 de março de 2011

PROTESTE: Weslian, esposa de Roriz, 'acusa' adversário de ateísmo

Em debate na Rede Globo ontem, terça-feira, a candidata ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), foi questionada pelo líder atual das pesquisas, Agnelo Queiroz (PT), a respeito das propostas dela sobre transporte público. Ela desviou do assunto, dizendo

"Eu gostaria de dizer ao senhor o seguinte: o senhor foi do Partido Comunista, que não acredita em Deus, e agora está no PT, que expulsou quem é contra [o aborto]. O senhor é a favor ou é contra o aborto?"

Em outro bloco, Queiroz respondeu que era "cristão" e "contra o aborto", e criticou pessoas que "usam o nome de Deus para fazer todo tipo de maracutaia nesta cidade."

CONTEXTO

Na última sexta-feira, o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, desistiu de sua candidatura após impasse do STF a respeito da validade da lei da Ficha Limpa (o julgamento está em patado em 5 a 5). Em seu lugar, Roriz lançou a esposa, cuja candidatura foi contestada ontem pelo Ministério Público Eleitoral. O PSC aposta na vinculação da imagem dela à do marido - um dos slogans da campanha é "casal 20", em referência ao número da legenda; o programa de TV afirma que ela dará continuidade "ao jeito Roriz de governar". No debate, ela aformou "acompanhei meu marido por 50 anos, claro que o meu marido vai me orientar".

A CPI da corrupção do DF aprovou no dia 25 o relatório final que pede o indiciamento de 22 envolvidos no esquema de propina que ficou conhecido como mensalão do DEM. Entre eles estão o ex-governador do DF e candidato ao governo Joaquim Roriz (PSC), e o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido). No total, de acordo com o relatório, o governo gastou em contratos suspeitos R$ 4,2 bilhões desde o governo Roriz.

Segundo estatuto do Partido Social Cristão , o PSC é

"embalado pelos ventos suaves e harmônicos da Doutrina Social Cristã, ou seja, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna. O Cristianismo, mais do que uma religião, representa para o PSC um estado de espírito que não segrega, não exclui, nem discrimina, mas que aceita a todos, independentemente de credo, cor, raça, ideologia, sexo, condição social, política, econômica ou financeira."

ANÁLISE

A candidata tentou fazer exploração política do ateísmo, que ela evidentemente sabe contar com rejeição popular - em grande parte graças a uma ação contínua de desinformação e de preconceito posta em curso por muitos religiosos, muitos políticos e muitos políticos religiosos, como ela. Com o usual chavão de sua indissolúvel associação com o comunismo, acrescentando como corolário a ideia de que um comunista, que só pode ser ateu, também deveria ser "a favor" do aborto, em oposição aos que são "contra". Essa é uma linguagem carregada que distorce o debate pois não há ninguém "a favor" do aborto. O que existe são pessoas a favor e contra a sua criminalização.

Não é admissível que se continue a utilizar o ateísmo como uma acusação. Atitudes desse tipo precisam ser repelidas com veemência e denunciadas como preconceituosas que são. Enquanto todos se calarem a respeito dessa humilhação pública, ela continuará acontecendo. Para que o mal triunfe, basta que as pessoas de bem cruzem os braços. Enviem já suas cartas aos jornais!



_________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: o logotipo do PSC é o peixe, no traço típico do símbolo do cristianismo. Segundo a Wikipedia , a Doutrina Social da Igreja "é o conjunto dos ensinamentos contidos no Magistério da Igreja Católica constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos papas inseridos na tradição multissecular e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite a ação." A DSI inclui "o valor da família e a indissolubilidade do vínculo matrimonial". Mais informações sobre o assunto estão disponíveis, por exemplo, no livro Política à luz da Doutrina Social Cristã (http://www.rubensferneda.com.br/livro02/index.htm ), no artigo "DSI - Introdução à Doutrina Social da Igreja" (http://www.prof2000.pt/users/filipe/formacao/Iscra/DSI_intro/rerumnovarum.htm ) e em encíclicas como a Divini Redemptoris (http://www.montfort.org.br/index.php?secao=documentos&subsecao=enciclicas&artigo=divini_redemptoris&lang=bra), "sobre o comunismo ateu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário